segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Palavras com Escrita Diferente e Pronúncia Igual

Sei que a maioria dos estudantes nem se importam com as transcrições estranhas (símbolos fonéticos) que os bons dicionários têm antes da definição das palavras. Eu mesmo era um desses que ridicularizava tais símbolos dizendo que para entendê-los era necessário fazer um curso específico. E por não considerá-los perdi muito tempo no aperfeiçoamento linguístico e na proficiência de minha pronuncia. Depois que descobri esta fantástica ferramenta auxiliadora, sempre desejei ensinar isso aos meus alunos. Para isso resolvi escrever alguns artigos juntamente com alguns vídeos para ensinar de foram eficiente a importância dos símbolos fonéticos para o aperfeiçoamento da pronúncia. Em idioma é fundamental saber a pronuncia correta das palavras. Falar corretamente auxilia no entendimento do idioma. O problema de pronunciar errado é que você vai esperar ouvir da forma que você fala. Mas, o nativos do idioma não falarão do jeito que você espera.

Vou dar um exemplo do que acabei de falar acima. Um americano conversando com um brasileiro que aprendera inglês numa escola particular no Brasil, na qual o professor não se preocupava com a pronuncia, fez a seguinte pergunta: Where are the girls? O brasileiro não entendeu esta simples pergunta. E a razão foi que ele aprendeu que garota em inglês é “gél” e não /ˈgɜrl/que é a maneira correta de se pronunciar esta palavra. Para haver a comunicação o americano teve que fazer com as mãos o gesto da silhueta de uma mulher. Infelismente nem todas as palavras podem ser representas por gestos.

Por isso apartir de agora quero ajudar aqueles que desejam ter uma boa pronuncia desvendarem o “Alfabeto Fonético Internacional” que foi desenvolvido para representar os sons da língua de forma escrita. Ao aprender este alfabeto, você será capaz de pronunciar corretamente qualquer palavra nova que aprender. É uma maneira muito significante de visualizar a fala.

Neste artigo vou dar exemplos de palavras que têm escrita e significado diferente, mas com a mesma pronúncia. Com isso veremos um dos motivos da importância de se estudar os símbolos fonéticos. Estão vamos lá.



Rede Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário